Material Dourado completo 611 peças

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01 – Composição do material:

        

        - 001 Cubo de madeira representando o milhar.

        - 010 Prismas representando as centenas.

        - 100 Prismas representando as dezenas.

        - 500 Cubos pequenos representando as unidades.

 

02 – Objetivos do material:

 

       Este material é um valioso auxílio nas aulas de matemática, possibilitando que o aluno assimile de forma concreta, os conceitos matemáticos.

       Quando adequadamente utilizado, facilita sobremaneira o trabalho do professor.  Há muitos.

       Com ele podemos trabalhar:

       - Idéia de número

       - Valor posicional dos algarismos.

       - Classes e ordens de um número.

       - Composição e decomposição de um número.

       - Números pares e ímpares.

       - Adição, subtração, multiplicação e divisão.

       - Números decimais e fracionários, etc...

 

03 – Faixa etária:

        Tornando a aprendizagem mais rápida e eficiente, permite o uso da pré-escola a 4 série do Ensino Fundamental.

 

04- Sugestões de atividades:

 

  1. Numerais de 0 à 9:

             Pedir que a criança coloque em cima da folha branca um determinado número de peças em (1 a 9).  Simultaneamente a professora deve escrever no quadro de giz, o numeral que pediu.  Repetir o exercício com todos os números de 0 a 9.

      Entregar numa folha com os números de 0à 5, fora de sua ordem de sucessão e pedir que a criança coloque ao lado de cada numeral o tanto de peças correspondente.  Repetir o exercício com uma folha em que os numerais apareçam em sua ordem de sucessão.

       Colocar 5 peças na mesa e perguntar de que forma pode agrupá-las.  Pedir que desenhem numa folha as formas descobertas.  Mais tarde pedir que escrevam o numeral correspondente em baixo dos agrupamentos.

       Ex: 3 e 2 1 e 4 5 e 0

 

(B) Adição com total até 9:

      Pedir que coloquem sobre a folha 2 elementos.  Depois mais 3 elementos.  Desenhar simultaneamente o símbolo da adição e pergunta: “Ao todo, quantos elementos estão sobre a folha?” Mais tarde podemos escrever a sentença matemática no quadro.  Usando este exercício podemos fixar todos os fatos da adição até 9.

 

(C) Subtração com minuendo até 9:

      Pedir que coloquem 4 elementos sobre a folha.  Escreva no quadro o número 4. Depois pedir que tirem 3 elementos.  Ao lado do 4 escrever o símbolo da subtração e o número 3 com o sinal de igual.  E 4 – 3 são...  Repetir o exercício com diferentes minuendos e subtraendos.

 

(D) Noção de par ou ímpar:

 

       Pedir que coloquem 6 peças ou 6 unidades na mesa.  Depois pedir que juntem 2 a 2, isto é, em pares.  Perguntar se sobrou algum sem par.  Repetir a operação com o número 5 e novamente perguntar se sobrou algum.

      Repetir a experiência anterior com todos os números de 1 a 9. Pedir que as crianças separem as peças que sobram.  Escrever no quadro a conclusão, dizendo que chamamos os números que dá para formar pares sem sobrar nenhum de números pares e outros de impares.

     Escrever com a ajuda das crianças os números pares e impares de 1 a 9 usando cores diferentes para cada classificação.  Deixar que observem que eles aparecem.  Perguntar que número vem depois do 9 e se eles sabem se é antes do 1 e o que eles acham que o 0 é, par ou impar.  Explicar o que eles concluíram através da lógica.

 

(E) Dezenas:

 

      Pedir que agrupem 10 unidades.  Entregar 1 barra de dezenas e pedir que comparem pelo tamanho e depois contando as unidades representadas nas barras das dezenas.  Concluir que quando temos 10 unidades juntas, chamamos de dezena.  Aqui temos uma dezena Poe que temos quantas unidades?

      Construímos números de 10 a 20, utilizando as peças das dezenas e das unidades.  Trabalhar ao mesmo tempo com as peças e o quadro de valor posicional.  Usar o mesmo esquema para “descobrir” os números de 20 em diante.

      Ex: D U

                  1 2

      Entregar uma folha com os quadros numerados e apresentar as plissas pedindo que escrevam o numeral correspondente dentro dos quadros:

a) D U b) D U C) D U

       Apresentar o jogo de peças e perguntar.  Se eu estiver pensando no numero 48, quantas peças eu vou pegar?  Quantas unidades?  Quantas dezenas? Depois que elas falarem, escrever no quadro o numero e deixar que peguem as peças para comprovarem.

      Perguntar: Uma peça das dezenas vale quantas unidades?  E 2 dezenas valem quantas unidades?  Continuar até chegar em 10 dezenas.  Escrever no quadro as conclusões.

 

 

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